A relação entre a depressão e a dificuldade de fazer o que deseja












Você vive da forma que deseja ? Faz o que deseja ? É quem você deseja ser ?



Hoje vou falar de um aspecto da depressão  que é a dificuldade de conhecer seus desejos e se apropriar deles.


Estas perguntas  são feitas com pouca frequência por nós e pelos outros. As vezes,  parece que já esta claro. Que a rota já esta traçada: trabalhar, estudar  e malhar, por exemplo. Ou seguir os caminhos dos pais. 

Saber o que se deseja não é mesmo uma tarefa fácil, porém é simples saber quando não estamos fazendo aquilo que desejamos ou não estamos onde desejamos porque  DÓI. E essa dor pode aparecer não somente como tristeza, mas como apatia, desejo de sumir ou desejo  de morrer e irritabilidade tão presentes na famigerada DEPRESSÃO. 

Sendo descrita de forma bem simples, a depressão é um transtorno que se caracteriza pela falta de vontade de viver como já apontava Freud. Esta falta de ânimo para vida é fruto de um modo de viver em que não se busca saber e realizar aquilo que quer e que pode.

Quem nunca ouviu uma história de que fulano fez a faculdade  que o pai escolheu e nunca foi feliz no que fez?  E da   mulher que faz tudo para a família e nada para si mesma e que sofre com depressão e ninguém entendo o porquê ? Também daquela pessoa que era gordinha e que achou que emagrecendo ficaria feliz finalmente, mas continua deprimida?

A resposta é : porque não realizaram os próprios desejos. Fulano fez a faculdade que o pai queria, provavelmente  para ter o reconhecimento do pai que não é suficiente para dar sentido e alegria a sua vida. Assim como a mulher que fez tudo para a família e nada para si por seus motivos, talvez por  agir  como sua mãe fazia, por exemplo.No caso da pessoa que emagreceu provavelmente não sabe para quem emagreceu  e porque. E muitas vezes, não fica claro para a pessoa o motivo de   agir assim, pois fica  encoberto. Somos em mentir para nós mesmos.

O ser humano sempre teve dificuldades, em certos momentos da vida, de saber o que deseja de fato e teve suas dificuldades para poder por em prática os mesmos ou adaptá-los de forma saudável. Existem alguns fatores que podem dificultar a estruturação de uma vida mais autêntica como:

-  baixa autoestima:  Pessoas com autoestima baixa tendem a fazer primeiro pelos outros ou a se importarem muito com o que os outros vão fazer ou falar sobre suas atitudes e desejos. Ou até mesmo não conseguem identificar suas próprias vontades.
- questões  familiares mal resolvidas: dependendo do modo de se relacionar com a família a tendência é fazer as coisas tentando realizar o desejo dos pais de forma inconsciente para agradar, se sentir amado. 
- o estilo de vida atual: Vivemos de maneira frenética onde tudo é para agora ou para ontem, onde o mais importante é ser belo e ter sucesso o que dificulta a identificação do que realmente tem importância para si.

 O que fazer então ? 

A terapia é uma ferramente excelente neste processo de prevenção e de tratamento da depressão no sentido de abrir caminho para o autoconhecimento e a mudança. Através da terapia é possível esmiuçar os conflitos e desejos  e assim buscar alternativas. 
Além da terapia é importante buscar se conhecer através das relações com os outros e  respostas para os questionamentos aqui discutidos e se perceber. Não é normal viver frustrado ou sentindo dor. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Mundial da saúde mental

Depressão

Relacionamento Abusivo