Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher




"Não há pedra em teu caminho
Não há ondas no teu mar
Não há vento ou tempestade
Que te impeçam de voar" Dona, Roupa Nova 




Hoje é um dia importante  para as mulheres, não poderia deixar de falar sobre este assunto. 



Você sabe porque comemoramos este dia ?? 
A comemoração deste dia é produto de muitas lutas pelas quais as mulheres batalharam, sobretudo, durante a Segunda Revolução Industrial no final do século XIX até a segunda guerra mundial. Batalhas por igualdade de direitos por melhores condições de trabalho e salários igualitários já que recebiam apenas um terço dos salários dos homens. Entre estas batalhas tivemos: greve em Nova York em 1857 em que 129 operárias morreram queimadas pela força policial numa fábrica têxtil e 08/03/1917 greve das operárias contra fome na União Soviética.Muitas lutas ainda aconteceram depois destas e ainda continuam como: luta por  igualdade salarial, e contra violência. Tais lutas tem participação massiva do movimento feminista que luta pela igualdade de gênero. 

O dia internacional da Mulher tem o real intuito de nos lembrar a necessidade de olhar para as questões de igualdade de gênero e a desconstrução de esteriótipos paralisantes e que calam as  vozes femininas. 
Comecei falando um pouquinho da história do dia da mulher com o intuito de lembrarmos como a mulher chegou até aqui e como isso ainda influencia a vida social e psíquica das mulheres. 
As mulheres conquistaram bastante coisas, porém com isso houve um acúmulo de papéis, já que ainda não há uma divisão de tarefas satisfatória. Além disso, ainda persistem outros problemas, entre eles:  o assédio, a violência e   pressões com relação a padrões  beleza e juventude entre outros. Estas pressões sociais acabam contribuindo para que a mulher tenha maior chance de desenvolver transtornos mentais. Principalmente:

Ansiedade: Muitas vezes esta relacionada ao grande número de papéis que assume dos quais sente-se culpada por não dar conta de todos. 
Sintomas: dificuldade de dormir, pensamento acelerado, medo de que algo ruim vai acontecer (para mais informações leia o meu  texto sobre ansiedade)
Depressão: Muitas vezes por perda de sentido na vida  quando deixam de fazer coisas para si, deixam seus desejos sempre para depois e não recebem a retribuição que esperavam. É comum, a mulher sentir-se culpada por fazer coisas para si, tem a sensação de que estão sendo egoístas. Esta sensação é herança da ideia de que a mulher é feita para servir e cuidar.
Sintomas: tristeza profunda, sentimento de desvalia entre outros(para mais informações leia o meu  texto sobre depressão)
Transtornos Alimentares: Muitas vezes estão ligados a necessidade de se adequar a padrões de beleza, por vezes inatingíveis. Sentem-se inferiores e não desejáveis por estarem mais gordinhas ou magras de mais. Isso porque o poder da mulher  ainda esta intimamente ligado a beleza.
Sintomas: sensação de sempre estar gorda ou magra demais, alterações fortes de apetite, as vezes, acompanhada de provocação de vômitos.  


Ainda há muito o que desconstruir e construir com relação a papéis sociais. Mas cada mulher pode começar por si mesma. Faça esse exercício de pensar: QUEM SOU EU ? O QUE EU POSSO FAZER POR MIM, NEM QUE SEJA 30 MIN DA MINHA SEMANA ? COMO ANDA MINHA AUTOESTIMA? Mulheres, busquem conhecer a si mesmas e saibam que  ninguém da conta de tudo sempre. E se identificou algum ou alguns dos sintomas que citei, busque ajuda! 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Mundial da saúde mental

Depressão

Relacionamento Abusivo