Terapia infantil





"Todo homem traz entro de si o menino que foi"
A.Saint-Exupéry


Nunca antes as crianças tiveram o olhar tão grande  da sociedade voltado a elas, isso é ótimo, mas ainda exitem muitas dúvidas sobre o desenvolvimento delas e ainda mais sobre a terapia infantil. São muitas as questões: "Quando buscar ajuda?" Por que buscar ajuda?"Buscar ajuda quer dizer que não sou  boa mãe ou bom pai?". 
Existem alguns sinais que indicam a necessidade de buscar terapia infantil que são:
  •  Dificuldades na aprendizagem;
  • Ansiedade excessiva, ou seja, sem motivo aparente ou desproporcional a determinado evento;
  • Dificuldades  em seguir regras, ou seja, não aceita o NÃO, ou até mesmo não segue regras de jogos ou brincadeiras e quer ganhar sempre;
  • Dificuldades de socialização seja por timidez, falta de vontade ou por não ser aceita devido a determinados comportamentos que apresenta como: agressividade. 
  •  Não aceitação da  separação dos pais.
  • Medo excessivo;
  • Não conseguir ficar longe dos pais quando necessário.
Estes são alguns sinais revelam que a criança passa por dificuldades emocionais  que, se não forem trabalhadas, podem trazer prejuízos  para o  seu desenvolvimento social e individual que serão levados para o resto de suas vidas.  
Uma das maiores dificuldades que noto que os pais tem em buscar terapia infantil é a sensação de que fracassaram como pais, o que não é verdade. A criação de um filho é sempre difícil e permeada por questões sociais, além de não haver manual de instruções sobre como fazer. Os motivos para a criança apresentar dificuldades são variados e nem sempre estão ligados aos pais. Buscar ajuda não é sinal de fracasso, mas sim de amor, cuidado e preocupação. Muitos dizem que antigamente não era preciso pedir ajuda para criar os filhos, mas isso é porque antes não haviam tantos estudos ou informações sobre a infância e a sociedade era outra. 
Uma outra dificuldade é pensar que se seu filho precisa buscar terapia infantil quer dizer que é louco, ou que esta abaixo das outras crianças. Mas cada criança tem seu tempo, seu modo de ser, suas dificuldades e particularidades. 

Como funciona a  Terapia Infantil 

A terapia infantil começa com uma entrevista inicial somente com os pais ou cuidadores. Depois são realizadas sessões com criança em que o trabalho é feito através  do lúdico. São oferecidos as crianças: brinquedos, material para desenhar, jogos e estórias. Isso porque é através do lúdico que a criança expressa seus medos, modo de interagir com mundo e conflitos. Em alguns casos os pais são chamados para participar da sessão com o filho e/ou são feitas visitas nas escola. São realizadas sessões somente com pais em outros momentos do processo. O tempo de duração do tratamento é variável. 
Os ganhos da terapia infantil são muitos: barreiras emocionais, de relacionamento e de comportamentos são quebradas favorecendo assim melhor saúde para a criança e a família.

Se depois de ler o texto, sentiu a necessidade de terapia  para seu filho, procure um psicólogo!

Endereços: Rua Euclides da Cunha, 301, centro e Osasco
Rua Amália de Noronha, 129
Número para contato: 011965808765


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como dar limites para os Filhos

Depressão