Dia Mundial da saúde mental

    Ola´, boa noite!!! 

   Hoje, dia 10 de outubro é o dia escolhido para comemorar o dia mundial  da saúde mental pela WFMH ( Federação Mundial de Saúde mental) fundada em 1948. Tal fundação tem o intuito de contribuir e informar a população mundial a respeito da importância da saúde mental e prevenção e tratamentos adequados  de possíveis distúrbios emocionais.  

    A escolha do dia mundial da saúde mental ocorreu em 1992 com o objetivo de promover uma oportunidade anual para aumentar o conhecimento público sobre saúde mental. 
A cada ano é escolhido um aspecto da saúde mental a ser focado.
 Este ano o tema escolhido foi: Saúde Mental no Trabalho. 


    Destaca-se a importância de cuidar da saúde mental dos trabalhadores, já que, de acordo com a ONU,  grande parte da vida adulta é passada noTrabalho. E ainda destaca que 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez. A ansiedade também tem ganhado força, sobretudo, em ambientes de trabalho muito competitivos.

    Empresas que investem em promoção de saúde mental no trabalho  colaboram para saúde mental de seus funcionários gerando aumento de produtividade. Ou seja, se o funcionário se sente acolhido e cuidado ele trabalha melhor, mais feliz e produz mais. 
Antes as empresas se preocupavam mais com a saúde física de seus funcionários focando nos convênios médicos, mas agora a tendência é  também se preocupar com a saúde  mental. Para isso, os benefícios corporativos estão voltados a vida pessoal do funcionário. tais benefícios incluem psicólogos que trabalham dentro da empresa, advogados para ajudar em questões jurídicas,  pedagogos para contribuir com aprendizagem dos filhos.No Brasil, empresas grandes  como Boehringer Ingelheim, Bristol-Myers Squibb e  Redecard já tem o benefício. 

    Apesar de o tema escolhido ser saúde mental no ambiente de trabalho, não podemos esquecer de pensar na saúde mental como um todo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como dar limites para os Filhos

Depressão