imagem Revista Pazes 

"A ansiedade antecipa um acontecimento às vezes inacabado, a calma nos permite vivenciá-lo com sabedoria."
Rosa Bono

Trastorno do Pânico 

Na atualidade é cada vez mais comum ouvirmos falar de ansiedade ou transtornos de ansiedade e hoje resolvi falar de um trastorno de ansiedade que infelizmente tem crescido: O Transtorno do Pânico.
Acredito que você já deve ter ouvido falar sobre este tema, seja de algum conhecido ou até mesmo nas mídias sociais. Mas então, vamos pensar: O que é Transtorno do Pânico (TP) ? 
Bom, o Transtorno do Pânico é um transtorno de ansiedade que gera grande sofrimento psicológico e consequentemente prejuízos na vida social e familiar. De maneira resumida, são crises muito intensas de ansiedade ou ataques de pânico que se caracterizam pelos sintomas: 

  • Dores no peito 
  • Aumento da pressão arterial
  • Naúseas
  • Tremedeira
  • Pernas Bambas 
  • Formigamento
  • Falta de ar
  • Medo de morrer 
  • Medo de Ficar  Louco
  • Forte Angústia 
  • Desrealização(sensação de que o ambiente familiar esta estranho)
  • Despersonalização(sensação de estranhamento com relação a si mesmo)
As crises podem ocorrer a qualquer hora e lugar, porém, é mais comum acontecer em locais lotados ou em momentos em que a pessoa esta situações novas ou perigosas. O tempo  de duração pode variar entre 15-30 min. é muito comum a pessoa ter mesmo a sensação de que esta morrendo e buscar ajuda médica e depois da realização de exames é detectado que não ha causas físicas para os sintomas.
Em algumas situações da vida é normal que se tenha uma ataque de ansiedade intensa como em um acidente ou um assalto. Para ser considerado síndrome ou transtorno do pânico é necessário que ocorram ataques de pânico de forma repetida e até inesperada. Outra característica do transtorno do pânico é o medo de ter outro ataque e medo de morrer.

 Sobre as causas 

Existem diversas pesquisas a respeito do transtorno de pânico e acredita-se que tem causas genéticas biológicas e ambientais.
Pensando nas causas ambientais me parece bem claro que o crescimento deste tipo de transtorno assim como os outro transtornos de ansiedade se  deve ao modo como vivemos, principalmente nas grandes cidades. A rotina, a busca pelo sucesso tão esperado e a necessidade de ser forte o tempo todo são alienantes ao ponto de não haver o cultivo e manutenção das relações entre amigos, amor e família. Além disso, não há espaço para refletir sobre os próprios desejos, ou medos. Tudo isso favorece a uma angústia desesperadora, medo de não dar conta da realidade e imenso desamparo.

Tratamento 

O tratamento é feito com a psicoterapia e muitas vezes com ajuda do psiquiatra. A psicoterapia auxilia na compreensão do sintomas e enfrentamento dos mesmos de modo a promover mudanças na relação do paciente com o mundo e principalmente consigo mesmo. Os medicamentos auxiliam no alívio dos sintomas.

Espero que este texto tenha lhe ajudado ou que tenha sido interessante.
Busque cuidar de si!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Mundial da saúde mental

Depressão

Relacionamento Abusivo